sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Competências


Competências ao nível do Saber:
Adoptar quadros de referência teóricos dos processos individuais, sociais e culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da caracterização, da relação, da análise e da avaliação de teorias, de fenómenos, de comportamentos e de situações.


Competências ao nível do Saber-Fazer:
O técnico deve utilizar as novas tecnologias da informação para elaborar o desenvolvimento de projectos de intervenção. Deve trabalhar individualmente e em equipa, pesquisando de forma autónoma e seleccionando a informação. Este deve ainda transmitir as ideias oralmente ou por escrito de forma clara e correcta.
Competências ao nível do Saber-Ser:
O técnico tem a responsabilidade de se empenhar nas suas tarefas de forma criativa e inovadora, tendo capacidade de dialogar, negociar e cooperar com os outros. Um técnico deve ter também curiosidade e um espírito às situações e deve ainda ser aberto à mudança.


- Gostar de estabelecer relações inter-pessoais;
- Gostar de trabalhar em equipa;
- Ter capacidade de iniciativa, dinamismo e cooperação;
- Ter capacidade de actualização permanente face às constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas;
- Ter conhecimento dos recursos existentes nas instituições da comunidade local;
- Fazer a recolha, selecção e organização da informação para esclarecimento de situações e resolução de problemas;
- Fazer planificação, execução e avaliação de projectos de intervenção de apoio social.

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