sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Áreas de Intervenção


- A área da Saúde: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização de acções com o objectivo de melhorar as condições físicas e psicológicas do ser humano, em situações de doença, tentado habituar as pessoas a terem comportamentos correctos de modo a prevenir a doença. Por exemplo a animação em hospitais, acções de divulgação relativas à saúde, entre outros.

- A área da Educação: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização de acções através da participação das pessoas, que permitam o desenvolvimento das suas aprendizagens e os seus conhecimentos, levando ao desenvolvimento da criatividade e da personalidade, o que traduz um formação integral da pessoa. Deve ser feita através, por exemplo de universidades da 3º idade, ATL’s, uma motivação para a realização de aprendizagens.

- A área do Desporto: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural para o desenvolvimento da acções desportivas que proporcionem aos participantes a acção, movimento e prazer com o objectivo de combater o sedentarismo e o stress, tentar retardar o declínio físico de forma a melhorar o estado psicológico da pessoa, e estabelecer relações interpessoais, tais como, convívios desportivos, entre outros.

- A área da Cultura: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização de actividades que permitem o desenvolvimento da criatividade, expressão e criação cultural e artística, como por exemplo, teatro, música, escultura, entre outros.

- A área do Lazer: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização de actividades recreativas e lúdicas que permitam às pessoas o repouso, o divertimento e o seu desenvolvimento pessoal, tais como, festas, animação em praias, em parques, passeios, entre outros.

- A área Social: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização de acções e dinamizar a realização de acções que resolvam problemas de grupos, organizações ou da comunidade, promovendo o desenvolvimento da participação, solidariedade, entre outros, e o aperfeiçoamento das relações humanas.

- A área do Património Cultural: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização da acções através da participação das pessoas, que as levem a conhecer, estudar, proteger e sobretudo, valorizar e divulgar o património cultural, ou seja, desenvolver a educação patrimonial e a sua dinamização com o objectivo de preservar a identidade cultural das comunidades. Estas acções podem ser, por exemplo, festas tradicionais, festivais gastronómicos, entre muitos outros.

- A área do Turismo: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização de acções que desenvolvam um turismo que estimule as pessoas a participarem na descoberta de locais, sítios, e monumentos, para que formem uma opinião pessoal e fiquem devidamente informadas acerca dos mesmos. Estas acções podem ser realizadas, por exemplo, em percursos e viagens turísticas, animação em infra-estruturas turísticas, entre outros.

- A área do Ambiente: designada pelo uso da metodologia da Animação Sociocultural e ao uso de um conjunto de técnicas para desenvolver acções e dinamizar a realização de acções que permitam a concretização da educação ambiental. A educação ambiental é um processo de explicação de valores, instruções sobre problemas relacionados com a gestão do ambiente, formação de conceitos e aquisição de competências que motivem comportamentos de defesa, preservação e melhoria do ambiente. Deve procurar-se que existam condições para que as pessoas conheçam o meio natural, conhecer os males que a actividade humana pode trazer a esse mesmo meio e como esses aspectos se reflectem na vida do homem, para que este aprenda a respeitar e preservar a natureza.

Sem comentários: